Numa linguagem Cristianizada, o Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade, onde Pai, Filho e Espírito Santo compõem as dimensões da Pessoa Eterna!
Sabendo disso, quando um ser humano diz que possui o Espírito Santo atuante em sua vida, não é qualquer coisa, energia ou poder, e sim, a Pessoa Eterna se fazendo presente na vida deste, o próprio Deus em espécie tomando as rédeas da vida deste humano!
Quando se compreende e se possui de fato a presença do Espírito Santo (Deus), quando genuinamente possibilita tal interação entre ente humano e o Eterno, não há nenhuma possibilidade de sua vida se manter a mesma como anteriormente vivida, pois a transformação é perceptível até aos mais desatentos!
Creio que o principal efeito desta comunhão reside no fato das práticas cotidianas, gostos pessoais, hobbies e coisas do tipo! Tudo aquilo que se amava anteriormente, simplesmente deixa-se de amar, não suportando mais as práticas antigas, como leviandades, prostituição, bebidas, drogas, noitadas e todos esses tipos de degeneração!
O Espírito Santo, a partir do momento em que lhe é permitido agir, dali em diante será como um guia, um conselheiro celestial, nos ajudando em todos os aspectos de nosso dia a dia, influenciando-nos nas decisões e escolhas que tanto nos confundem e nos cercam nesta existência!
Desde que permiti a ação da Pessoa Eterna em minha vida, nunca mais decidi nada sem seu auxílio! Consequentemente me tornei muito mais assertivo, com um olhar bastante penetrante e profundo sobre tudo que estava a minha volta! Assim como o Rei Salomão, me tornei perito em decidir de forma correta todas as mazelas existenciais que me cercam, não só a mim, como as das pessoas ao derredor!
Sempre ao dormir, no seu aposento, ore ao eterno pedindo sua presença em forma de Espírito Santo, para que os seus caminhos sejam iluminados por uma luz jamais antes vista, um grande entendimento desabrochará, conhecimento ilimitado desfrutará, a plenitude da paz virá! Buscai e acha-lo-á! Conhecereis a Verdade, e ela vos libertará!