sábado, 23 de novembro de 2019

O QUE JESUS CRISTO, BUDA, LAO-TSE, KRSNA E CONFÚCIO PODEM NOS ENSINAR SOBRE LIBERDADE?


























O que você entende sobre liberdade? Você é livre? Já parou para refletir sobre este assunto? O mundo moderno é favorável para sua liberdade? Ou é um agente que te mantém preso, escravizado em coisas que não lhe trazem satisfação existencial? O que você poderia fazer para melhorar este senso de liberdade?

Um entendimento transcendental sobre a liberdade, não é fazer tudo que deseja, a hora que bem entender! É não ser algemado por nada nem ninguém, não possuir amarras em si mesmo, nada que venha a te aprisionar de fluir aos quatro ventos dessa existência, essa é a verdadeira e genuína liberdade!

O Lobo solitário é uma das maiores expressões de liberdade! Este é selvagem, anacoreta, observador, desapegado! Um animal extremamente instintivo/espiritualizado, possuindo uma visão cirúrgica da realidade, se bastando com coisas simples e que realmente trazem completude existencial!

O segredo do erro reside inteiramente no próprio ser humano desta modernidade, pois estão grandemente presos ao enredamento material, o gozo dos sentidos grosseiros, sendo jogados em celas apertadas, encarcerados, algemados, totalmente podados de contemplarem uma existência voltada a liberdade, próximos de toda limitação e restrição! Este homem precisa vencer esses enredamentos materiais tão escravizadores, pois não tem jeito de atingir a liberdade sem a vitória sobre todas essas coisas, que não possuem valor algum para nos, mas mesmo assim persistimos em busca-las incessantemente em nosso dia a dia!

As práticas minimalistas espiritualizadas são fundamentais para atingirmos tal liberação! Enquanto não esfacelarmos o ter, para então passarmos a ser, estaremos vivendo uma existência nula, presa, totalmente improdutivas no curto, médio e longo prazo! Chegaremos a idades avançadas totalmente entristecidos, vivendo a base do "e se fosse assim", "e se fosse deste jeito", porém o tempo passou, e, para muitas coisas e práticas, já nos fazemos ´´velhos´´ demais, desfrutando de um grande arrependimento e amargura existencial!

A mensagem cerne de todos os mestres espirituais citados neste título é exatamente esta! Renunciar, sacrificar, desapegar, abnegar, desamar, desprender, abdicar, desistir, abandonar! Quanto mais realizar tais virtudes, mais e mais abraçará a profunda e plena liberdade! Mas é evidente que tal processo não é algo fácil, que ocorrerá da noite para o dia, nem pensar! É algo que, assim como um músculo deve ser treinado dia após dia, devidamente alimentado e dando o descanso! Da mesma forma é o caminho para a liberdade! É algo que deve ser executado dia após dia, refletindo, implementando e desapegando!

Ai sim, quando estiver frente a frente com a liberdade, devidamente entendido de tudo aquilo que faz sentido em sua vida, cirurgicamente entendedor de suas paixões e daquilo que importa pra você, só assim, estará eleito a desfrutar de tal estado existencial e principalmente, de espírito!

3 comentários:

  1. Realidade pura! Se quisermos ter paz devemos deixar de lado aquilo que nos tira essa paz.
    A dificuldade é enorme principalmente para quem mora nas cidades, pois estamos sendo bombardeados vinte e quatro horas por dia, diferente de quem mora no campo.

    ResponderExcluir
  2. è realmente dificil ; mas depois do entendimento se faz necessario aliviar o fardo para se sentir mais livre e leve

    ResponderExcluir