De acordo com a tradição, existem potencialmente 3 estágios no desenvolvimento psicológico do homem! O padrão arquetípico é aquele em que um ser passa da perfeição inconsciente da infância para a imperfeição consciente da meia-idade e, depois, para a perfeição consciente da velhice. O ser caminha de uma plenitude ingênua, onde o mundo interior e o mundo exterior são unidos, depois passa para a separação e diferenciação entre esses dois mundos, acompanhado por um sentido de dualidade da vida, para finalmente, espera-se, atingir o chamado "satori", a iluminação, uma reconciliação consciente do interior com o exterior, outra vez, em harmoniosa totalidade.
A perfeição consciente da infância é uma fase normalmente despreocupada, fase da coleta de informações sobre a vida, dos machucados, das aventuras incansáveis, da unidade com o todo, (mesmo não compreendendo nada disso), há uma plenitude muito nobre nessa fase, uma dependência que o ser humano mais ´´desenvolvido´´ acaba perdendo na jornada da vida, tentando agir mediante a força do próprio braço, egoísta, individualizado!
A imperfeição consciente da meia-idade talvez seja a pior parte da existência humana nesta vida, pois esta é a fase da faculdade da vida, talvez a época em que iremos mais sofrer, devido a dualidade e separação com o todo, da ilusão da autonomia, da razão cega e bêbada, da fé louca e cega, dos conflitos existenciais e principalmente, com fulcro nos relacionamentos amorosos, laborais e sociais! Esse é o caminho dos desavisados e duros de coração, neste ponto determina-se aqueles que permanecerão nesta imperfeição por mais tempo, e aqueles que abreviarão a dor, mediante a rápida aprendizagem pela observação e meditação, necessárias para uma perfeita assimilação das engrenagens existenciais! Todos aqueles que conseguirem abandonar o enredamento material, as muitas necessidades, as obrigações sociais, os compromissos levianos, os relacionamentos tóxicos, os medos, as ansiedades, vaidades, futilidades e coisas do tipo! Este venceu o mundo, e estará apto a se tornar um mestre, e consequentemente, iluminar a humanidade moderna e caída!
A perfeição consciente não necessariamente se atinge na velhice, mas certamente o tempo é um ingrediente necessário para o atingimento de tal perfeição humana! Esta é a fase do retorno da unidade com o todo, só que agora sendo uma "criança consciente", acabou-se os medos, ansiedades, aflições, necessidades diversas e afins! O "homem deus" está estabelecido, suficientemente em paz consigo mesmo, eterno, atemporal, transcendente! Nada lhe falta, pois este sacia suas necessidades diretamente com o divino, universo, vácuo quântico ou o que quiser nomear! Incorruptível se torna, pois não cede ao materialismo, poder, conquistas e nada do tipo, pois este já logrou êxito na maior das conquistas possíveis, conquistou-se a si mesmo!
Nem todos se tornarão mestres nesta vida, longe disso, ser mestre é um dom, um presente sagrado a aqueles que irão encaminhar a humanidade para dias melhores, para afasta-los da dor, do sofrimento incansável e desnecessário! Muitos acham que se desenvolver profundamente, tanto pessoal quanto espiritualmente, quando atingirem a máxima evolução pessoal, então terão tudo o que quiserem! Erro crasso! Neste patamar da vida, nada mais terá o mesmo valor que se tinha na época de inconsciência, praticamente tudo o que o deslumbrava, não passará de lixo e excesso neste momento! Não, ser um verdadeiro mestre é para poucos, mas, ao menos, que todos consigam atingir a perfeição consciente do uno, a perfeição de se bastar, a plenitude da simplicidade e o milagre do servir o próximo! Aquele que atingir tal conhecimento, se sagrou vencedor nesta existência, e está apto a desfrutar de uma vida pacífica e sossegada, para todo o sempre....
Já perceberam a dificuldade que temos em deixar pessoas e coisas irem de nossas vidas? O quanto somos controlados por questões menores que apenas atrasam e destroem nossa paz e felicidade? Necessário se faz o quanto antes masterizarmos a arte do deixar ir, para atingirmos a verdadeira transcendência e felicidade existencial!
Somos apegados com relacionamentos, bens materiais, ganhos financeiros, obrigações sociais irrelevantes, familiares sanguessugas e todo tipo de compromissos que se tornaram verdadeiros problemas em nossa vida, nos roubando tempo, energia e paz de espírito!
Necessário se faz compreender a gravidade destas questões e aprender a liberar tudo aquilo que nos aprisiona, tudo aquilo que nos sufoca, quem impede nosso crescimento, desenvolvimento pessoal e espiritualidade!
Para isso, necessário se faz compreender a impermanência desta existência, a finitude da vida, o quão rápido passa, o vapor dágua que é nossa passagem por este plano existencial! Quem compreende isso profundamente, não terá dificuldade alguma em deixar fluir, deixar ir, seja pessoas, coisas e afins, pois entendeu que permitir tais questões existirem por perto, é um fardo enorme e consumo de energia desmedido!
Se te perturba, se te atrapalha em sua busca pela perfeição, deixe ir relacionamentos amorosos, trabalhos profanos e escravistas, se desfaça daqueles bens materiais que tanto geram inconveniências, deixe ir as amizades torpes e negativas, abra mão de estar em locais infrutíferos, que nada acrescentam, seja capaz de sacrificar até as coisas mais ´´sagradas´´! Mesmo que seja sangue do seu sangue, família e afins! Caso tais coisas lhe sejam pedra de tropeço, nada pode estar a frente, nada pode valer mais que sua transcendência, sua alegria, paz de espírito e tranquilidade existencial.
Deixar ir, eis a sabedoria esquecida, muito pouco praticada na modernidade e tão necessária atualmente, combatendo frontalmente todos os excessos desta humanidade inconsciente, desenfreada e insensível! Deixar ir é a chave para sua rica liberdade existencial, para toda a eternidade adiante de nos!
Porque a natureza, florestas e montanhas são tão poderosas? O que estas escondem de nos de tão especial? Porque não encontramos as mesmas maravilhas nos grandes centros do mundo, espalhados por todo o globo? Será que estes lugares possuem uma presença divina mais aflorada ou é apenas uma interpretação pessoal equivocada?
Certamente estes lugares são sim diferenciados, pois normalmente estes se mantém intocáveis no que tange o avanço e as loucuras da humanidade moderna, tais lugares se mantém puros, desde quando foi criada nossa tão antiga morada terrena!
Quanto mais próximo da fonte primordial, quanto mais próximo da pureza mais plena estiver, mais cheio de riquezas e plenitude tal coisa poderá portar! É possível que nada nessa atual existência consiga ser mais puro, inocente e pleno que a natureza em sua enorme manifestação! Por isso é grandemente recomendável a fuga para tais ambientes, para contemplação, meditação e toda sorte de isolamentos que se pretenda realizar!
Quanto mais distante das impurezas humanas, caos urbano, excesso de pessoas aglomeradas num mesmo ambiente, mais plenos nos encontraremos, mais receptíveis estaremos para recebermos as mais profundas riquezas existenciais possíveis a nos mesmos! A mãe natureza é riquíssima em sabedoria e entendimentos infinitos! Esta clama por pessoas que estejam grandemente desapegadas da existência moderna e do enredamento material, e que estejam ávidos para absorverem todos estes tesouros metafísicos, dados gratuitamente por estes locais sagrados!
O que é o sagrado? Sagrado é tudo aquilo que é intocado, livre de manchas, livre de pecado! É algo que se encontra perfeito, totalmente livre das mãos gananciosas da humanidade, mãos blasfemas, indignas e impuras! O ser que compreende tais verdades e busca isolar-se neste ambiente florestal, entendeu que se misturar a este lugar possuidor de energia tão sublime, este também estará lavando sua própria alma, se limpando das impurezas modernas e consequentemente estará recebendo de braços abertos todas as maravilhas que este local sagrado tende a ofertar! Por isso, sempre que possível, é recomendado se isolar profundamente na natureza, nas florestas, nas montanhas, para que sejais purificados, para que fique livre de todas as doenças humanas, todas as necessidades, ansiedades, tristezas, dependências, amarguras e decepções! A natureza sagrada possui o antídoto para todas as mazelas da humanidade, todo seu sofrimento, todos os seus dilemas!
Crie o hábito de permanecer por períodos diários nestes lugares! Se você mora na cidade grande, certamente há um parque próximo de você, um lugar quase intocado pelo lixo e caos urbano! Este lugar pode facilmente ser seu santuário, para suas preces, seu descanso e principalmente, o seu silêncio e aprendizado extra sensorial!
Porque devemos buscar a inocência? Porque retornarmos a uma ´´infância´´ tão esquecida no decorrer de nossos dias, no nosso amadurecimento, no nosso labor, em todos os aspectos de nossa existência?
Ser inocente é abraçar a vida em abundância, é viver uma vida despreocupada, da mesma forma que as crianças lidam com os seus dias, aproveitando docemente o presente, não importando passado nem futuro!
A inocência permite nos esvaziarmos, pois assim como uma criança depende do pai para prover suas necessidades, a criança adulta se entrega a Deus sem reservas para sua manutenção, e feliz o ser humano que compreende tamanho valor!
Posso dizer que vivencio este estado de graça e inocência, mesmo sendo um adulto, mesmo reconhecendo a necessidade de lapidá-lo , mas vivo diariamente isto!
O que é ser inocente? Ao pé da letra quer dizer ter ausência de preocupação! E como se ter ausência de preocupação? Dependência! A criança é integralmente dependente do seu progenitor, e quando se é dependente, se há confiança! Não há necessidade alguma de se haver preocupação, há uma entrega, há uma calmaria existencial e espiritual! Esta inocência é alcançável a todo ser humano adulto que assim desejar!
Ter clareza mental está diretamente relacionada com este processo de retornar a inocência, renunciar o mundo e suas práticas, seus entretenimentos, suas farras e afins! Isto irá cada vez mais limpa-lo, fazendo com que sua mente fique num vazio produtivo e principalmente criativo, podendo acessar profundidades espirituais e intelectuais antes impossíveis, pois antes havia sujeira, lodo, imundície em excesso!
O processo de santificação também é um caminho que te levará a inocência, a clareza mental e a dependência! Pois este é o melhor procedimento para realizar uma limpeza profunda no ser, para que este consiga desempenhar de forma grandiosa seu papel nesta existência!
Só o ser que entende a necessidade de um retorno a essência, aos primórdios humanos, a busca incansável pela reativação da centelha divina dentro de nos, só este estará verdadeiramente apto a todas as potencialidades disponíveis e gratuitas a toda a humanidade!
Você e eu estamos vivendo tempos de degeneração, época onde não se dão mais o devido valor as coisas da alma e do espírito, as coisas que realmente importam nessa vida!
O que tens feito para estar em pé ante as ruínas da decadência? Está de braços cruzados apenas aguardando o fim deste pesadelo, deixando a onda te levar onde ela bem entender? Se sua resposta for sim, lembre-se que você também faz parte desta degeneração, assim como eu, pois tudo está interligado, tudo é uno!
A maior beleza, virtude e honra, não tem tanto a ver com as coisas visíveis,mas com as questões que desenvolvemos no interior de nos mesmos, ao passo que resolvemos não estarmos inertes a esses acontecimentos, e sim, resolvemos caminhar adiante, nos melhorando consistentemente, refletindo em todo material humano tal melhoria! Esta é a melhor forma de mudarmos uma realidade, a mudança é de dentro pra fora, o poder interior se lançando ao exterior, transformando totalmente a realidade do mundo!
A busca por melhoramentos nunca deve parar, pois água parada cria dengue! O ser humano não foi feito para o conforto, a inércia e ausência de perspectivas! De uma vez por todas, devemos compreender que esta jornada a eternidade é um caminho constante de desenvolvimento e melhorias, qualquer coisa que esteja aquém disso é uma mentira, um engodo, uma fabula!
O mundo precisa de fortes guerreiros virtuosos que mudarão os paradigmas, simplesmente por serem diferenciados da manada, serem altivos e perspicazes, possuidores de um olhar clínico da vida e de como tudo isso funciona!
Aquele que atingiu o desenvolvimento físico, mental e espiritual, será como uma tocha ambulante neste mundo escuro, que mais parece uma caverna, iluminando todos os seres que lhes cercam, sendo agentes de mudança profunda na sociedade! Quando melhoramos a nos mesmos, melhoramos aos outros, lembremos que tudo é uno, tudo é interligado, tudo está junto! Só existem guerras, separações e coisas do tipo, porque a humanidade moderna crê estar tudo separado, tudo isolado, e isso é uma mentira sem tamanho! Tudo é uno! Tudo é de nosso interesse! Se cruzarmos os braços para as ocorrências que nos cercam, estaremos prejudicando a nos mesmos!
Busque a melhor versão de si mesmo dia após dia, seja reflexo de algo grandioso para esses seres humanos perdidos e degenerados! Os seres humanos que enxergam tal questão são as únicas esperanças deste sistema! O mundo perece pois os bons e grandes estão de braços cruzados, não se importando com o que ocorre ao derredor, mal sabendo que tudo de ruim que acontece nesta terra, influencia diretamente na qualidade existencial destes! Precisamos de uma mudança de paradigmas já....
Você já percebeu o quão mecanizados e excessivamente racionais nos encontramos atualmente? Todos os nossos processos são cansativamente robóticos, alheios a uma maior percepção espiritual e profundidade de alma!
Estamos grandemente voltados para para a razão, a racionalidade pura e excessiva, deixando de lado nosso poderoso sentido, poder esse responsável por perscrutarmos as camadas mais sutis desta existência!
Não deves negligenciar jamais o poder da racionalidade, a questão aqui trabalhada é não tornar esta uma deusa em sua vida, pois ela é deveras limitada em relação a profundidade existencial!
Deixar um pouco de lado a leitura de livros, consumo de conteúdo digital, documentários, redes sociais para poder sair por ai a caminhar, apenas para sentir, ouvir, observar, tocar, respirar, tudo realizado no profundo silêncio de si mesmo, isso trará uma realidade totalmente diferente do campo prático e corriqueiro da racionalidade!
A intuição é como um guru interior, aquele que masteriza os sentidos para desfrutar de uma comunicação com este guru, tomará decisões mais acertadas na vida, conseguirá acessar com profundidade as coisas que te cercam, obterá uma clareza mental jamais vista antes, vai enxergar todas as coisas como são!
Ser intuitivo é navegar por oceanos invisíveis e infinitos, é dar vasão ao voo do espírito, é permitir-se acessar o desconhecido que tanto tem a nos ensinar, a nos apresentar novas possibilidades nesta vida, é não mais se limitar! Uma enorme parte dos conhecimentos existenciais foram criados para serem experimentados, e não racionalizados!
Só atingirá a máxima capacidade aquele ser humano que der vasão a intuição, que der espaço para este universo desconhecido, buscando cada vez mais minorar o enredamento material e as práticas que cercam tal questão! Não me entenda errado, jamais hahaha! Não deves abandonar os estudos materiais e sua racionalidade, apenas desejo que saiba ceder espaço a sua introspecção, essa que irá levar-lhe a voos jamais imaginados!
Conheça o meu livro de desenvolvimento pessoal e espiritual
⚜LIBERTE-SE! AFORISMOS PARA UMA VIDA ÉPICA https://bit.ly/2kCAIfW